terça-feira, 19 de maio de 2015

DIRETOR DE CULTURA REPRESENTA O MUNICÍPIO NO 1º FÓRUM NACIONAL DE CONSELHOS E DIRIGENTES DE POLÍTICAS CULTURAIS

                                 Foi realizado recentemente na cidade de Gramado, o 1º Fórum Nacional de Conselhos e Dirigentes de Políticas Culturais, com a presença de autoridades estaduais e federais do setor.  O Fórum discutiu e evidenciou a construção, na história recente, de um país que trabalha e projeta uma política pública de suma importância para o setor cultural, onde o processo de redemocratização do país, em que entraram em pauta, concomitantemente com outras agendas importantes para o processo. 
                               Nesta caminhada consolida-se a criação dos conselhos como proposta interface com a gestão pública, propiciando o ambiente adequado para a articulação e construção entre os entes públicos e a sociedade e suas estruturas, garantindo ao Estado a capacidade de realizar ações de inclusão e valorização da riqueza inerente à nossa diversidade sociocultural. Por outro lado, ficou apontado que já é tempo para que o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e os Conselhos Estaduais e Municipais encontrarem conexão política e institucional, sem deixar de reconhecer e garantir a teia que sustenta suas identidades.
                            De acordo com o Diretor de Cultura Valdevi Maciel, o 1º Fórum Nacional de Conselhos e Dirigentes de Políticas Culturais concluiu propondo, com ousadia, diante da realidade cultural continental, cumprir o papel junto ao ConECta (Fórum Nacional de Conselhos Estaduais) de estimular a participação de todos nesse processo comum, como os coletivos culturais, representações comunitárias organizadas pelas práticas empíricas ou acadêmicas, relações que constituam corpo e construção de um contemporâneo e sistêmico processo de integração dos países de fronteira da América Latina, buscando nestas e outras associações propostas e encaminhamentos que estabeleçam a mais aguda independência e autonomia das representações de Estado. E finalizou afirmando que o evento serviu para fortalecer ainda mais o setor cultural, que necessita de muito apoio das autoridades para galgar os avanços que aspira alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário