quarta-feira, 14 de junho de 2017

CONSELHEIRO PARTICIPA DE REUNIÃO NA SEDE DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO


                         O Conselheiro Valdevi de Lima Maciel participou de reunião do Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que foi presidida por Nairo Callegaro, onde foram apresentados aos Conselheiros, o novo Prendado do Rio Grande do Sul que na seqüência participaram de reunião com a Vice-presidente de Cultura Anijane Varela. Para registro, a reunião contou também com a presença do ex-Presidente Manoelito Savaris.
                         Na reunião foi aprovado por unanimidade uma proposição para ser levada a 84ª Convenção Tradicionalista, que será realizada no dia 29 de julho do ano em curso no CTG Alexandre Pato de Lagoa Vermelha. A proposição solicita que seja homenageado o tradicionalista Joaquim dos Santos Moncks com o titulo de Conselheiro Honorário do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
                                Joaquim Moncks foi deputado estadual, quando foi autor de três importantes projetos, todos transformados em lei: o das PILCHAS GAÚCHAS, que oficializou a indumentária tradicional do homem e da mulher gaúcha, em respeito à ancestralidade e à tradição agro-pastoril do RS, como traje preferencial e de honra no território do Estado (1989); o que institui o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, o líder negro dos Palmares, como o DIA ESTADUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, em homenagem à negritude rio-grandense (pela primeira vez um líder político, no Brasil, lograva pedir desculpas pela escravidão imposta aos negros). Por fim, aquele que institui o dia 04 de Dezembro como o DIA DO ARTISTA REGIONALISTA E DO POETA REPENTISTA GAÚCHO (1989).

Nenhum comentário:

Postar um comentário