quarta-feira, 30 de novembro de 2016

1ª PRENDA DA 10ª REGIÃO TRADICIONALISTA REALIZA A SEGUNDA AÇÃO DO SEU PROJETO "MTG E A COMUNIDADE ESCOLAR"


                         A 1ª Prenda da 10ª Região Tradicionalista Vanessa Fontana Maciel realizou a 2ª ação do seu projeto "MTG e a Comunidade Escolar". O evento aconteceu nesta terça-feira (29/11), no CTG Pedro Telles Tourem, com os alunos do 2º ano do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Salgado Filho, da cidade de São Francisco de Assis, que contou com a presença do Diretor Cultural da 10ª Região Tradicionalista Valdevi de Lima Maciel,  da Vice-diretora e professores do educandário, bem como do Patrão da entidade Carlinhos Lamberti, com membros de sua Patronagem, peões e prendas da Invernada Artística Laranjeira do CTG, além de alguns pais de alunos.
                         O projeto deu continuidade a abordagem do tema: MTG 50 Anos de Preservação e Valorização da Cultura Gaúcha, que já havia sido tratado na sala de aula e numa visita ao Museu Cônego Hugo, sendo que desta vez a Prenda Vanessa Maciel levou depoimentos de tradicionalistas que falaram sobre os surgimento dos CTGs, fundação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, história do CTG Pedro Telles Tourem e o depoimento da 1ª Prenda do CTG Bruna Martins, sobre a sua trajetória como tradicionalista e prenda daquela entidade.
                         A senhora Neiva Rosback Dominguez  - primeiríssima 1ª Prenda do CTG Negrinho do Pastoreio, entidade mais antiga e em plena atividade na Região, sendo a 31ª entidade fundada no Rio Grande do Sul - falou sobre os primórdios do Movimento e sua atuação como Prenda aos 15 anos de idade, no período inicial daquela entidade, relembrando o trabalho primordial de Pedro Telles Tourem na liderança do período inicial do "Negrinho". Já o Historiador Valdevi de Lima Maciel falou nos motivos que levaram João Carlos Paixão Cortes a liderar aquele grupo de jovens que realizou a Ronda Crioula, fundação do primeiro CTG e chegando ao Movimento organizado. O ex-Diretor Cultural da Região Ildonir Padilha Rodrigues, abordou sobre a história do CTG Pedro Telles Tourem, traçando um paralelo da mesma com o Tradicionalismo organizado, no tocante a iniciativa e atuação dos jovens. E para finalizar essa etapa falou a 1ª Prenda Bruna Martins sobre como ela chegou no Movimento Tradicionalista, sua trajetória como Prenda e o que tudo isso serviu para modificar a sua vida.
                         Na sequencia a 1ª Prenda Vanessa Fontana Maciel falou que o tradicionalismo cumpre os ciclos; social, cultural, literário, artístico de natureza cívica, além do fortalecimento, da integração com o objetivo de promover o bem comum, o bem coletivo. E nesse intuito convidou os jovens componentes da Invernada Artística Laranjeira para uma oficina de danças, com os alunos e seus pais, onde foram executadas danças tradicionais e dança de salão.
                         E o projeto finalizou numa roda de chimarrão, onde todos sorveram o amargo da tradição e a Prenda Vanessa falou que de seu projeto já havia colhido frutos, pois uma senhora já tinha demostrou interesse de colocar sua filha no Grupo de danças da entidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário