terça-feira, 22 de setembro de 2015

APESAR DAS ADVERSIDADES SÃO CHICO REALIZA UM GRANDIOSO DESFILE FARROUPILHA

              O tradicionalismo em São Francisco de Assis está de parabéns, apesar das adversidades e obstáculos que precisaram serem transpostos este ano, neste importante segmento cultural de nossa terra. As entidades, durante os festejos farroupilhas, realizaram grandes eventos, sempre com "casas cheias", a exemplo dos bailes, shows e refeições.
              A Chama Crioula que este ano teve seu acendimento pela primeira vez fora do estado, foi na Côlonia do Sacramento/Uruguay e foi distribuida para as Regiões Tradicionalistas em Chuy e na 10ª Região teve a solenidade de distribuição em Santiago. A chegada da Chama da Tradição em São Francisco de Assis, foi no 13 de setembro, domingo, em frente a Igreja Matriz com uma Missa Crioula. O homenageado a nível de município foi o tradicionalista Cevi Ítalo Gioda e o destaque foi o grande desfile farroupilha de 20 de setembro, este ano com a presença dos Uruguaios, através do Grupo Andanças del Sur, de Montevideo, que participaram do desfile com o CTG Pedro Telles Tourem. No desfile tivemos os seguintes resultados:
           Entidade mais Autêntica - Piquete Sanga da Benta; Entidade Mais Organizada - CTG Pedro Telles Tourem; Melhor Mostra Cultura - CTG Pedro Telles Tourem; Melhor Representação do Tema Estadual - CTG Pedro Telles Tourem; Entidade Vice-campeão - Piquete Sanga da Benta e Entidade Campeã do Desfile - CTG Pedro Telles Tourem. sendo ainda, Campeão no Truco, o CTG Pedro Telles Tourem; no Concurso Gaúcho Mais Bem a cavalo - Peão - Piquete Sanga da Benta, e Guri - Piquete Fazenda Branca. E a entidade que ficou Campeã da Semana Farroupilha/2015, foi o Piquete Tradicionalista Sanga da Benta.
A Comissão Avaliadora do desfile foi:

           JAILSO ALVES SALDANHA – Aos 9 anos iniciou sua trajetória como Jockey sendo que correu Carreiras por toda nossa região inclusive em Taquarembó no Uruguai. Foi peão de estância, onde adquiriu um largo conhecimento sobre as lides do campo. Ginete e domador de cavalos, trovador e improvisador do verso gaúcho.Participou em vários festivais de improviso, onde foi premiado. Tem várias composições campeiras de sua lavra gravadas em CD’s, por artistas Riograndenses. É idealizador do Rio em Rimas, festival de trovas de Manoel Viana.
          IVORI NUNES DA SILVA – Nasceu em Santana do Livramento, aos três meses foi residir com os pais em Rosário do Sul, onde foi peão de estância, capataz de tropas, gerente e pecuarista. Sempre teve destacada atuação nos CTGs General Abreu e Crioulos do Caverá de Rosário do Sul. É acordeonista e cantor, sendo que a mais de 30 anos tem participação efetivas em programas radiofônicos, apresentações artísticas e outros eventos do gênero. Possui 04 (quatro) CD’s gravados, o primeiro tem o titulo de “Porque o Velho Dança”; o segundo intitulado “O Poder da Mente”; o terceiro foi denominado “Campeiras Lembranças”; sendo que o quarto foi intitulado “Quem Sou Eu”. Já participou em comissões avaliadoras de festivais de trova, concursos de acordeonistas, tanto na gaita pianada quanto na gaita de botão. É funcionário publico Estadual na Inspetoria Veterinária de Rosário do Sul.
            VERA LUCIA DE SOUZA – Nascida em Rosário do Sul, onde vive até os atuais. Desde tenra idade tem ativa participação nos Centros de Tradições Gaúchas, especialmente Farroupilha, Passo do Rosário, General Abreu e Os Crioulos. Foi prenda do CTG Honório Lemes, participou de invernadas artísticas nestes CTGs por muitos anos, bem como atuou nas invernadas culturais.
         LUSARDO ERENO – Natural de Jaguari, integrante do Movimento Tradicionalista desde jovem, narrador de rodeio desde os 13 anos de idade, sendo credenciado como narrador de rodeios pelo departamento de narradores do MTG desde os 16 anos, tendo ainda sido Delegado Regional dos narradores de rodeios por 5 anos consecutivos, atualmente é conselheiro do Departamento de Narradores de Rodeios do MTG e Delegado Regional dos Narradores da 10ª RT.
Acadêmico de Direito do 8º semestre da URI Campus Santiago.









ÉRIDIO SILVEIRA SARAIVA - Natural de Alegrete – 4ª RT, Início no Movimento no ano de 1995, tendo sido, Piá do Grupo Nativista Ibirapuitã – 1996/1997, Guri Farroupilha do Grupo Nativista Ibirapuitã 2003/2004, Guri Farroupilha da 4ªRT – 2004/2005, Guri Farroupilha do CTG Aconchego dos Caranchos 2005/2006, Guri Farroupilha da 4ªRT – 2005/2006, Peão Farroupilha do CTG Aconchego dos Caranchos 2006/2008, Peão Farroupilha do DTG Clube Juventude – 2010/2011, Diretor do Departamento Jovem da 4ªRT – Gestão 2011 – 2014 -2015, Diretor do Departamento Jovem da Inter Regional do MTG – Gestão 2012, Vice Diretor do Departamento Jovem Central do MTG – Gestão 2013, Dançarino (Grupo Nativista Ibirapuitã, CTG Aconchego dos Caranchos, CTG Quero-Quero, DTG do Clube Juventude), Professor de Danças, Avaliador de Danças e Concursos Culturais em todo o Estado. Atualmente Diretor do Departamento Jovem da 2° Inter Regional do MTG – Gestão 2015. Acadêmico de Biotecnologia – Universidade Federal do Pampa – Campus São Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário