sexta-feira, 31 de julho de 2015

DEPARTAMENTO DE CULTURA SE MOBILIZA COM RELAÇÃO AO MORMO

            O Adjunto da Cultura Rogério Ayres e o Coordenador do Grupo de Cavalarianos Honorival Witt Paz, Fábio Paz Martins; participaram de uma reunião em Santiago, no CTG Coxilha de Ronda, representando o município de São Francisco de Assis, tendo ainda representantes de Santiago, Itacurubi e Unistalda. A referida reunião que foi presidida pelo Coordenador da 10ª Região Tradicionalista, Eliseu de Jesus, debatendo na pauta o Mormo, a doença eqüina que vem preocupando os tradicionalistas participantes de rodeios e cavalgadas, que necessitam transportar seus animais.
                         O Adjunto Rogério Ayres falou que o Coordenador Eliseu deu ciência do que foi discutido na reunião em Porto Alegre, ficando evidenciado dois fatores: 1º) Ainda está proibida a movimentação de cavalos, pois o Governo do Estado aguarda os resultados relativos aos primeiros exames realizados no período inicial do aparecimento da doença no estado, para tomar as providências necessárias. 2º) A probabilidade é que após esse prazo a resolução seja no sentido de obrigatoriedade da GTA com os exames de Mormo, Influenza e Anemia, inclusive o que muitos criadores de cavalos já vem fazendo.
                         Neste sentido, buscando melhor orientação e condução desse assunto, o Diretor de Cultura Valdevi Maciel, anunciou que será realizada uma reunião no Salão Nobre da Casa de Cultura Tirteu Rocha Viana, na quarta-feira, dia 5/8, às 9 horas, para levar o assunto ao conhecimento dos dirigentes das entidades tradicionalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário