terça-feira, 25 de junho de 2013

Departamento de Cultura divulga regulamento para Concurso de Peão do Município

Grade com sistema de pontuação. Clique para ampliar

SEMANA FARROUPILHA 2013
CONCURSO DE PEÃO FARROUPILHA

REGULAMENTO


Art 1º  - Este regulamento é um conjunto das disposições que regem as atividades do Concurso de Peão Farroupilha do Município de São Francisco de Assis, instituído pela Lei Municipal nº 44/2001, de 15 de agosto de 2001.
Art. 2º - A promoção, organização, planejamento e execução deste concurso é de inteira responsabilidade do Departamento de Cultura de São Francisco de Assis.
Art. 3º - São objetivos do Concurso:
a)       Estimular os peões para uma participação mais efetiva nas atividades da Semana Farroupilha de nossa comunidade, acrescendo mais o brilhantismo aos eventos socioculturais;
b)       Estimular o estudo e pesquisa da história, tradição e folclore gaúcho equiparado às suas habilidades artísticas, campeiras e artesanais;
c)       Escolher anualmente, aquele que melhor represente a cultura, as habilidades e os valores do peão tradicionalista gaúcho.
Art. 4º - O concurso tem por finalidades:
a)       Escolher o Peão do Município de São Francisco de Assis;
b)       Objetivar a presença dos mesmos nas festividades da Semana Farroupilha e demais eventos sociais e culturais promovidos pela municipalidade, comparecendo aos eventos vestido a caráter e usando crachá identificativo.

Art. 5º - Poderão participar do concurso de Peão Farroupilha aqueles que estiverem de acordo com os seguintes requesitos a ser comprovados com documentação:
a)       Ter idade entre 14 e 27 anos (cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento);
b)       Ser solteiro e sem filhos;
c)       Estar autorizado pelos pais ou responsáveis legais (conforme idade);
d)       Haver firmado termo de compromisso de bem exercer o cargo e as atividades a ele inerentes;
e)       Ter escolaridade mínima exigida: Ensino Fundamental completo ou no mínimo estar cursando a 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental;
f)        Declaração do patrão ou responsável pela entidade autorizando o concorrente a participar do concurso.

Art. 6º - Serão atribuídos até 100 (cem) pontos, assim distribuídos:
a)       Prova Escrita .................................................................... 35 pontos;
b)       Prova Campeira............................................................... 30 pontos;
c)       Prova Artística.................................................................. 20 pontos;
d)       Comunicação Oral......................................................... 10 pontos;
e)       Redação ............................................................................... 05 pontos.

Parágrafo único – As pontuações, a que se refere o caput deste artigo, serão distribuídas conforme Resumo da Pontuação deste Regulamento.
Art. 7º - A Prova Artística será assim operacionalizada:
I - Dança de salão tradicional gaúcha
II - Dança tradicional gaúcha
III - Declamar (tema gaúcho), ou tocar, ou cantar, ou trovar (temas tradicionais gaúchos).
§ 1º - É vedado o apoio vocal, mesmo parcial, quando o candidato cantar ou declamar, podendo ter somente apoio instrumental.
§ 2º - O candidato, que optar por tocar, poderá fazê-lo com um dos seguintes instrumentos: gaitas, violão, flauta doce e violino/rabeca, sendo que os mesmos são de responsabilidade do candidato.
§ 3º - O candidato deverá entregar uma (1) cópia da poesia escolhida e, se optar por cantar, uma cópia da letra da música a ser apresentada (tema gaúcho) à Comissão Avaliadora.
§ 4º - No quesito “trova”, a comissão avaliadora sorteará o tema na hora da apresentação do candidato.
§ 5º - Os candidatos, ao executarem a dança de salão, deverão escolher uma dentre os seguintes ritmos: valsa, chote, rancheira, vaneira, milonga rio-grandese e bugio.
§ 6º - A dança tradicional gaúcha deverá ser apresentada com as coreografias constantes dos textos e obras recomendadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.
§ 7º - Ao dançar, o candidato poderá optar pelos acompanhamentos abaixo relacionados, os quais serão de sua responsabilidade: a – 1 gaiteiro – que poderá se fazer acompanhar de um violão e mais uma voz (até 3 pessoas). b - CD produzido pelo MTG (para danças tradicionais); c - CD em ritmo autêntico gaúcho (para danças de salão).

Art. 8º – Na avaliação da COMUNICAÇÃO ORAL pretende-se verificar a capacidade do candidato de se expressar com naturalidade e fluência empregando linguajar correto e sem gírias ou tiques, respeitadas as características regionais.
§ 1º - Os concorrentes deverão discorrer, ao microfone, sobre um tema de conhecimento geral no âmbito do interesse do tradicionalismo gaúcho, sorteado no momento da apresentação. Na avaliação será considerado o conteúdo do discurso e qualidade da oratória.
§ 2º - O tempo para realização desta prova é de até dez (10) minutos, perderá 5 centésimos (0,05) ponto por minuto inteiro que exceder ao tempo, descontados da nota final.
a)       Desenvoltura e Expressão ...................................... 04 pontos;
b)       Conteúdo da comunicação..................................... 04 pontos;
c)       Boas maneiras, sociabilidade ................................. 02 pontos.

Art. 9º – A prova campeira será subdividida em três (3) partes:
I – A primeira parte constará de uma prova valendo 15 (quinze) pontos, onde o peão escolherá uma das 09 (nove) provas abaixo relacionadas, para apresentar à Comissão Avaliadora: a ser sorteada pela comissão avaliadora
dentre as quatro(4) modalidades abaixo relacionadas:
a) assar churrasco; b) charquear; c) cevar o mate; d) emalar capa ou poncho; e)laço; f) trançar; g) tosquiar;     h) laçar; i) tosar.

II – A segunda parte valendo 15 (quinze) pontos, o candidato deverá encilhar nos moldes tradicionais respeitando as características regionais, montar e cavalgar num trajeto determinado pela comissão avaliadora, onde será avaliado da seguinte forma:
a)       Encilha do cavalo ................................................................. 7,5 pontos;
b)       Montaria e domínio ............................................................. 7,5 pontos;

Art. 10 - As PROVAS ESCRITAS abordarão conteúdos de História do Rio Grande do Sul e do Brasil, Geografia do Rio Grande do Sul, Tradição, Tradicionalismo e Folclore do Rio Grande do Sul e aspectos da História, Geografia do Município de São Francisco de Assis, conforme o Resumo de Pontuação constante neste Regulamento (ANEXO I – Conteúdo proposto para estudo).
§1º - o tempo para realização da prova escrita é de no máximo 02 (duas) horas;
§2º - as provas serão elaboradas por tradicionalistas de reconhecido saber e experiência dentro dos atuais princípios didático-pedagógicos.

Art. 11 – Na avaliação da REDAÇÃO, serão critérios, valendo 05 (cinco) pontos:
a)       Estrutura do texto, orações, períodos e clareza .................................... 02 pontos;
b)       Ortografia, sinais de pontuação .................................................................... 01 ponto;
c)       Conteúdo, desenvolvimento do tema ...................................................... 02 pontos;

Art. 12 – O Peão Farroupilha do Município de São Francisco de Assis será aquele concorrente que obtiver maior pontuação na soma total das cinco provas, sendo que as médias finais serão calculadas até os centésimos (duas casas após a vírgula).

Art. 13 – Serão critérios de desempate, na ordem que seguem as notas obtidas nas seguintes provas: a) campeira; b) escrita; c) artística; d) oral; e) maior idade.

Art. 14 – O referido concurso realizar-se-á no dia 03 de agosto de 2013, a partir das 9 horas, no Centro de Cultura e Eventos Franklin Bastos de Carvalho, Anfiteatro Sebastião Oliveira, sendo que cada entidade poderá inscrever apenas 01 (um) concorrente.

Art. 15 – Após a divulgação do resultado, o vencedor deverá representar o município de São Francisco de Assis, ficando à disposição para cumprir agenda sempre que solicitado pelo Departamento de Cultura do Município, sendo que o mesmo deverá ter comportamento adequado ao estar investido do cargo, zelando pela moral e pelos bons costumes.

Art. 16 – A escolha do concorrente é de inteira responsabilidade da entidade que o mesmo irá representar no concurso.

Art. 17 – Se houver desistência de cargo pelo primeiro colocado ou um imprevisto devidamente comprovado, assumirá o segundo e, assim, sucessivamente.

Art. 18 – A Comissão Avaliadora será nomeada por Decreto do Executivo Municipal e será soberana em suas decisões.

Art. 19 – Os candidatos que se sentirem prejudicados, somente poderão recorrer do resultado do Concurso, dirigindo-se através de ofício em forme de recurso ao Diretor de Cultura do Município, até 24 horas após o anúncio do resultado final, se for comprovado ato ilícito contra os mesmo e o Departamento de Cultura terá o prazo de 48 horas para convocar uma comissão contendo no mínimo três cidadãos da comunidade para efetuar o julgamento do recurso, sendo irreversível.

Art. 20 – O uso da indumentária do concorrente e de quem participar de sua apresentação, que estiver em desacordo com as diretrizes do MTG, acarretará na perda de até 5 (cinco) pontos, na nota final.

Art. 21 – O referido regulamento foi aprovado junto aos representantes de entidades tradicionalistas em reunião no dia 04 de junho de 2013 e os casos omissos neste regulamento, serão resolvidos pelo Departamento de Cultura de São Francisco de Assis.


São Francisco de Assis, 04 de junho de 2013.

Herton J. Dorneles Couceiro
Diretor de Comunicação e Cultura.

****************************************


SEMANA FARROUPILHA 2013
CONCURSO DE PEÃO FARROUPILHA

ANEXO I – CONTEÚDO PROPOSTO

a) GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL e do MUNICÍPIO
– Localização, limites, pontos extremos;
– Clima e ventos;
– Relevo e vegetação;
– Hidrografia;
– Fauna e flora, reservas e parques ecológicos;
– A população: composição, origens e sua distribuição no território.

b) HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL  e do MUNICÍPIO
– Primeiros habitantes;
– Colônia do Sacramento;
– Ação missionária: as Reduções e os Sete Povos, a expulsão dos jesuítas;
– A ocupação portuguesa a partir do Forte Jesus-Maria-José;
– Tratado de Madrid e a Guerra Guaranítica;
– Tratado de Santo Ildefonso;
– A invasão castelhana e a ocupação de Rio Grande;
– O negro no Rio Grande do Sul: contribuição sócio-cultural e a campanha abolicionista;
– Tropeirismo, sesmarias e datas, charqueadas: a função sócio-econômica;
– A primeira divisão municipal e as primeiras capitais do Rio Grande do Sul;
– Revolução Farroupilha – causas, episódios, lideres, conseqüências;
– Literatura Regionalista: principais autores (J. S. Lopes Neto, João Cezimbra Jacques, Manoelito de Ornelas, Barbosa Lessa, Érico Veríssimo)
– Revolução Federalista;
– Revolução de 1923 (Assisista);
– Símbolos Oficiais: Bandeira, Brasão e Hino.

c) TRADIÇÃO, TRADICIONALISMO E FOLCLORE
– Conceito de Folclore, fato folclórico, reinterpretarão folclórica;
– Primórdios do Movimento organizado: Grêmio Gaúcho, Grupo dos Oito, 35 CTG,
Chama Crioula, primeiros congressos;
– Ronda Gaúcha, Semana Farroupilha e Festejos Farroupilhas;
– Símbolos sociais do Estado: árvore, ave, flor, comida, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário