sábado, 24 de setembro de 2016

MULATINHA E PROTÁSIO GOMES FORAM OS HOMENAGEADOS NA SEMANA FARROUPILHA 2016

Amparo Saldanha Nunes - Mulatinha
                          A Administração Municipal prestou homenagem os dois tradicionalistas assisenses, nesta Semana Farroupilha, considerando suas trajetórias e vivências no Movimento Tradicionalista Gaúcho. Foram homenageados a senhora Amparo Saldanha Nunes - Mulatinha (89 anos) e o ginete Protásio Soares Gomes (86 anos).
                         O Diretor de Cultura Valdevi de Lima Maciel, em nome da Administração Municipal, falou que foi grande a satisfação de prestar essas homenagens a tão ilustres assisenses. Já era momento de homenagear a dona Mulatinha e o velho ginete Protásio Gomes, por tudo o já fizeram pelo tradicionalismo gaúcho em São Francisco de Assis e ainda estão fazendo, pois Protásio desfilou pelo CTG Pedro Telles Tourem e ainda doma cavalos e a dona Mulatinha com seu filho Neilson Saldanha Nunes estão mantendo em pé o Piquete Chama e Querência.
                         A saber um pouco sobre eles:

AMPARO SALDANHA NUNES (Mulatinha) - Nasceu em 22 de janeiro de 1927, casualmente no mesmo ano que nasceu João Carlos D'avila Paixão Cortes, o ícone do tradicionalismo gaúcho. Filha de Francisco Ferreira Saldanha Sobrinho e Clélia Carpes Saldanha. Estudou na Escola Freitas Valle, em Alegrete. Casou com Rosendo da Silva Nunes - que ficou conhecido como Rosa Nunes - no dia 05 de maio de 1948 e foram residir na localidade de Boca da Picada, Rincão dos Saldanhas, hoje município de Manoel Viana, onde colocaram um "Bolicho de Campanha" e negociaram ali por muitos anos. Em 1972 vieram residir na cidade de São Francisco de Assis. Em 1974 juntamente com seu esposo, fundaram o CTG Querência de São Francisco de Assis, que ficou conhecido como "O Redondo" apelido que lhe foi colocado devido ao modelo da construção de sua sede social. Dez anos depois (1984), fundaram o Piquete Tradicionalista Chama e Querência. Ao longo dos anos de vida em casamento, ela tem orgulho de dizer que sempre esteve ao lado de seu esposo em todos os momentos, nos bons, mas principalmente nos ruins.

Protásio Soares Gomes
PROTÁSIO SOARES GOMES - Nasceu na Querência do Bugio - Mato Grande, 5º distrito de São Francisco de Assis. Filho de Egídio Gomes e Suely Soares. É sobrinho de Neneca Gomes, o criador do Ritmo Bugio. Sua vida foi dedicada as atividades campeiras, especialmente com o cavalo. Um ginete que com seus 86 anos ainda doma animais. Protásio foi criado pegando "boi a unha", no linguajar gauchesco. Já perdeu as contas dos animais aporreados que amansou.
Por ter correndo em suas veias, o sangue dos Gomes, não deixar passar uma vasa, sem cantar um verso. E esse foi de ocasião:

                                           Com licença meus amigos,
                                           como bem vou lhes falar.
                                           Me chamo Protásio Gomes,
                                           por todo lugar que andar.
                                           Sempre tive comigo:
                                           Ser um gaúcho de asseio,
                                           p'ra montar num potro xucro,
                                           até nem precisa de arreio.
                                           Faço cantar as esporas,
                                           p'ra mente fazer o floreio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário