segunda-feira, 19 de setembro de 2016

DEPARTAMENTO DE CULTURA DIVULGA OS AVALIADORES DO DESFILE FARROUPILHA DE 20 DE SETEMBRO

Foto ilustrativa
                         O Departamento de Cultura do município acabou de divulgar os avaliadores do grande Desfile Farroupilha de 20 de setembro, que este ano trabalha o tema "Republica das Carretas". Esse belíssimo espetáculo cultural, que inclui o desfile temático com o campeiro e coloca São Francisco de Assis no patamar dos melhores desfiles tradicionalistas do estado.
                         O Diretor de Cultura Valdevi de Lima Maciel registrou que este ano as entidades que participam do Concurso entre Entidades Tradicionalistas, que são em número de quatro, indicaram os avaliadores e o Departamanto acatou as indicações e indicou o quinto avaliador.
                         Os avaliadores que estiveram reunidos na manhã de hoje, são:

ROBLEDO MARTINS - É cantor, compositor, arranjador e graduando em música com habilitação em canto pela Universidade de Pelotas. Nascido na cidade de Rio Grande, deu seus primeiros passos na música aos 18 anos na cidade de Pelotas, através dos festivais estudantis dos anos 80, influenciado pelos programas de rádio da época e por artistas como: José Mendes, Teixeirinha, Noel Guarani, Leopoldo Rassier e César Passarinho. Com sua voz marcante, Robredo é considerado um dos grandes intérpretes do Rio Grande do Sul. Aos 29 anos de carreira, coleciona prêmios nos mais importante festivais, dentro e fora do estado. Possui três discos gravados e mais de 600 músicas editadas.

JUSSARA COSTA GUEDES - Professora, pós-graduada em Escola Especial, Pedogoga, com formação em Curso de Libras. Possui o Curso de Formação Tradicionalista (CFOR). Avaliadora das Cirandas Culturais de Prenda à nível de Regiões Tradicionaistas, na 4ª Região Tradicionalista. Possui também curso de avaliadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Já fez parte de encenações e teatralizações de "Mostras Culturais" neste desfile em edições passadas.

CARMEN ELISA OLIVEIRA RIBEIRO - Nascida em São Francisco de Assis, onde reside até aos dias atuais. Formada em Letras, com especialização em Psicopedagogia Abordagem Escolar. É Produtora Cultural inscrita na Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora no Instituto Estadual de Educação Salgado Filho. Recebeu a Moção "Mérito Cultural José Pinto Bicca de Medeiros" do Alegrete. Teve participação em festivais nativistas em comissão organizadora, apresentação, produção cultural e assessoria de imprensa. Foi Secretária da 10ª Região Tradicionalista. Dirigente Municipal de Cultura. Presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura da Região Centro. E Presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Rio Grande do Sul

ERI CORTES - Assisense de nascimento, participou do grupo de tradicionalistas que atuou nos momentos inicial do Piquete Tradicionalista Pedro Telles Tourem, hoje CTG. É um dos fundadores do Grupo de Arte e Cultura Candelária do Ibicui, entidade idealizadora do festival Querência do Bugio. Fundador do Grupo de Arte e Cultura Querência do Bugio, pelo qual presidiu esse festival por vários anos. É músico, fez parte do grupo musical Azes do Fandango. Em 1987 interpretou sua primeira música em festivais nativistas, no festival Salamanca da Canção Nativa de Quaraí, atividade cultural que desempenha até hoje. Atualmente possui carreira solo, na feitura de shows nativistas e com vários CDs gravados. Já foi avaliador deste "Desfile Farroupilha" em edição passadas.

NEI VIDAL - Nascido e criado no Cinamomo, 1º distrito de São Francisco de Assis, onde aprendeu as lides campeiras, permanecendo no campo até os dias atuais e exercendo sua profissão de produtor rural. Conhecedor das atividades realizadas com o cavalo, por fazer parte do seu dia a dia de trabalho. Poeta e repentista, improvisador de versos no estilo trovadoresco do Rio Grande do Sul, nos seus estilos: Mi Maior de Gavetão, Estilo Gildo de Freitas e Martelo.







·         

Nenhum comentário:

Postar um comentário