sexta-feira, 11 de setembro de 2015

SÃO FRANCISCO DE ASSIS VAI REALIZAR O GRANDE DESFILE FARROUPILHA DE 20 DE SETEMBRO


              Em reunião realizada nesta manhã no Salão Nobre da Casa de Cultura Tirteu Rocha Viana com os Patrões das entidades tradicionalistas do município, foi reafirmada e confirmada a vontade de realizar o Grande Desfile Farroupilha de 20 de setembro na "Querência do Bugio", desde que os cavalos estejam devidamente alinhados com as determinações legais, ou seja, com exames de mormo e anemia, bem como o atestado de influenza equina.
             O Diretor de Cultura Valdevi Maciel falou sobre os concursos da Semana Farroupilha, realizado entre entidades, como o Gaúcho Mais Bem à Cavalo, Torneio de Truco, Missa Crioula, Programa de Auditório e o Desfile. E falou sobre a importância histórica e cultural da Semana Farroupilha, especialmente o Desfile de 20 de setembro, pois o gaúcho desenhou o mapa do Rio Grande do Sul sempre com a presença e o auxílio do cavalo, portanto um desfile gaúcho sem a presença do cavalo, ficará sem o brilho que merece ter.
              A Semana Farroupilha em São Francisco de Assis terá a solenidade de abertura no domingo, dia 13 de setembro, as 15 horas, em frente a Matriz, com reverência ao homenageado da Semana Farroupilha em São Francisco de Assis/2015, Cevi Ítalo Gioda e na sequencia a Missa Crioula, com a benção das centelhas da Chama Crioula que serão distribuidas para as entidades tradicionalistas. E no dia 20 de setembro a realização do grande Desfile Farroupilha.

              
 O homenageado desta Semana Farroupilha é o tradicionalista Cevi Gioda, que teve destacada participação no tradicionalismo gaúcho, sendo inclusive Patrão do CTG Negrinho do Pastoreio, com participação em desfiles de 20 de setembro, a mais de 50 anos. Ele nasceu em Jaguari, Linha 7 - hoje Nova Esperança do Sul, porém chegou em São Francisco de Assis aos 16 anos de idade e em 2012 recebeu da Câmara de Vereadores o Título de Cidadão Assisense. Cevi é um autêntico gaúcho que sempre honrou as tradições e a cultura do nosso povo, um assisense convicto e que muito fez por nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário