terça-feira, 10 de setembro de 2013

O ritmo Bugio em evidência

José Renato imitou o ronco do bugio
O Departamento de Cultura tem se preocupado constantemente em preservar e resgatar a história de São Francisco de Assis e faz parte do planejamento, o fortalecimento do ritmo bugio, nascido em solo assisense, conforme pesquisa de Salvador Ferrando Lambert, que consta no livro "ABC do Tradicionalismo".

Nesta segunda-feira (09), logo após a bela cerimônia de distribuição da chama crioula para a 10ª Região Tradicionalista, o município recebeu equipe do Grupo RBS, que gravaram na praça Cel. Manoel Viana e praça Independência, uma matéria especial sobre a origem do ritmo.
Além de entrevistas realizadas, dançarinos, trovadores, músicos e declamadores apresentaram o ritmo bugio em versos, contando a história do surgimento do ritmo.
Um dos destaques foi o gaiteiro José Renato Gomes Pereira, sobrinho-neto de Neneca Gomes, criador do ritmo no 5º distrito, Mato Grande.
A matéria foi realizada pelo "repórter farroupilha", Giovani Grizotti e deve pautar programas da RBS TV, ZH e até mesmo a rede Globo, durante a Semana Farroupilha.

Invernada Artística dançou o "bugio"

Declamação de poesia inédita, composta para a gravação

Músicos da terra cantam e tocam o "bugio"

Trovadores e músicos, exaltando o ritmo
Fotos: Valdinei Garcia (Jornal Editor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário