quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

CONSELHEIRO DO MTG NA 10ª REGIÃO TRADICIONALISTA É DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


O 65º Congresso Tradicionalista elegeu o novo Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho e este elegeu o Presidente e seus Vices. A 10ª Região Tradicionalista está representada no Conselho pelo tradicionalista Valdevi de Lima Maciel do CTG Pedro Telles Tourem de São Francisco de Assis.
Aos 4 anos de idade ele já estava desfilando a cavalo, conduzido por Pedro Telles Tourem - seu Pai adotivo - fundador do CTG Negrinho do Pastoreio. Aos 9 anos dançava no Grupo de Danças da Escola Nossa Senhora Conquistadora, onde cursou o primário. Aos 16 anos liderou um grupo de jovens secundaristas do Colégio Estadual Senador Salgado Filho, que realizou uma representação tradicionalista, no Desfile da Semana da Pátria de 1980. Em 1981 juntamente com um esse mesmo grupo de jovens estudantes fundou o Piquete Tradicionalista Pedro Telles Tourem, hoje CTG, onde foi Patrão em 5 gestões, Capataz em 3 gestões, Sota-capataz (CTGs Pedro Telles Tourem e Negrinho do Pastoreio), Diretor Cultural e Artístico, hoje sendo o Presidente do Conselho de Vaqueanos. Foi Secretário, Vice-coordenador, Diretor Cultural e Artístico da 10ª Região Tradicionalista, onde hoje novamente é Diretor Cultural, chegando a terceira gestão.
Fez parte do grupo de jovens que idealizou a Tropeada da Cultura Riograndense, evento promovido pelos Peões e Prendas da 10ª Região Tradicionalista, tendo participado da organização do evento na 1ª e 2ª edição, nos anos 1986 e 1987.
Maciel também foi Vereador em São Francisco de Assis em dois mandatos (1989/1992) participando de um momento histórico, quando escreveu da Lei Orgânica do município, e (1993/1996) sendo foi o Vereador mais votado daquele pleito. Desempenhou também a tarefa de Diretor de Cultura do município de São Francisco de Assis, nas gestões (2001/ 2004) e (2013/2016). Foi fundador do Grupo de Arte e Cultura Candelária do Ibicuí, onde foi Presidente entre outros cargos ocupados. Um dos idealizadores do Festival Querência do Bugio, que também presidiu em duas oportunidades, sendo também Vice-presidente e apresentador em cinco edições. Radialista, apresentador de diversos programas, especialmente regionalistas, nas Rádios Difusão Assisense, Sentinela Pampeana (FM) ambas de São Francisco de Assis e Ibicuí (FM) de Manoel Viana. Faz parte desde a primeira edição da organização do festival Rio em Rimas Cidade de Manoel Viana, um evento de trovas gaúchas (improviso), onde também trabalha na apresentação.
Valdevi Maciel é graduado em História pela Universidade Norte do Paraná UNOPAR/Polo Alegrete. Autor do livro de poemas "Aparte de Versos Chucros" editado em 1990 e atualmente está trabalhando a pesquisa sobre a tese "São Francisco de Assis - Berço da Literatura Riograndense". Em 1986 casou–se com Jurema de Lourdes Fontana Maciel, com quem tem dois filhos: Vanessa (atual 1ª Prenda da 10ª RT) e Pedro (bailarino no Grupo de Danças do CTG Pedro Telles Tourem).
Atualmente apresenta o programa "Sala de Notícias" pela Rádio Sentinela Pampeana, juntamente com Herton Couceiro e Lauro Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário