quinta-feira, 14 de abril de 2016

1ª PRENDA DO MUNICÍPIO REALIZA AS AÇÕES DO SEU PROJETO "MTG E A COMUNIDADE ESCOLAR"

                           A 1ª Prenda do Município, Vanessa Fontana Maciel realizou as duas ações do seu projeto "MTG e a Comunidade Escolar, com a turma 202 do Instituto Estadual Senador Salgado Filho, sendo a primeira na escola, no dia 12 de abril e a segunda no CTG Pedro Telles Tourem, no dia 14 de abril do ano em curso. O projeto se desenvolveu no tema: "A semelhança da história do surgimento do tradicionalismo organizado e a fundação do Centro de Tradições Gaúchas Pedro Telles Tourem. 
                         A prenda Vanessa Maciel dissertou sobre os fatos ocorridos no dia 05 de Setembro de 1947, quando jovens estudantes do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre, deram inicio a primeira Semana Farroupilha da história ao realizar o acendimento da primeira Chama Crioula, através da ação histórica do “Grupo dos oito", ao participam nas comemorações da Semana da Pátria de 1947, onde foram conduzidos de Santana do Livramento para Porto Alegre, os restos mortais do General Farroupilha Davi Canabarro, dando inicio a um processo que resultou na fundação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em 1966. 
                         Já em 04 de Setembro de 1980, um grupo de estudantes secundários do Colégio Estadual Senador Salgado Filho (São Francisco de Assis) incluíram no desfile da Escola na Semana da Pátria, uma representação tradicionalista a cavalo e com carreta. A partir dai começa a preparação para o desfile do ano seguinte, que não foi realizado em razão do falecimento do Professor José da Silveira Falkemback, na época Vice-diretor da Escola e Presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco de Assis. Salienta Vanessa que foi então que os estudantes decidiram participar no desfile de 20 de Setembro de 1981 com o nome provisório de Piquete Tradicionalista Pedro Telles Tourem,  fundado definitivamente no dia 14 de Novembro de 1981. Por outro lado, a prenda Vanessa, falou que o Movimento Tradicionalista organizado surgiu da aspiração dos jovens, frequentadores dos bancos escolares, assim como a sua entidade, também surgiu da mesma maneira. 
                         No CTG ela abordou temas relacionados as danças gaúchas, convidando tradicionalista e compositor José Valter Dornelles Alves para abordar e tratar sobre esse assunto e sobre o Grupo de Danças Laranjeira, onde dançou, justamente na entidade onde é um dos fundadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário