terça-feira, 24 de março de 2015

A LITERATURA DE NOSSA TERRA ESTARÁ EM EVIDÊNCIA EM 2015

        O Departamento de Cultura está programando para o início do mês de maio um evento de lançamento de obras literárias. Na oportunidade será lançado a obra “São Francisco de Assis – Berço da Literatura Rio-grandense”, de autoria do escritor e historiador Valdevi Maciel, que representa toda dedicação e todo esforço dispensado a este que se torna um dos mais importantes projetos desenvolvidos em São Francisco de Assis que nasceu a partir de uma pesquisa realizada logo após a realização do I Encontro de Escritores Assisenses, em 2012.   
                    No ano de 2013, quando Herton Couceiro estava como diretor de Cultura, o projeto foi retomado e após análise das obras e da vida literária de cada escritor, destacando principalmente, Tyrteu Rocha Vianna, que em 1922 expressava toda sua contemporaneidade, chegou-se a proposta da denominação do município como “Berço da Literatura Rio-grandense”. 
          Conforme Rogério Ayres Adjunto da Cultura, o primeiro volume da obra será lançado em maio e o autor já prepara outros volumes com destaque para outros escritores, que deverão ser lançados posteriormente, pois serão três volumes.
        Também será lançado o livro "Resgatando Contos - Um Tesouro Imaginário de Tayline Alves Manganeli, 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, onde ela registra os contos que utilizou no seu Concurso de Prendas, ano passado em Santa Maria. Uma obra que será oferecida no folclore gaúcho.
          

     Por outro lado, haverá também o lançamento da obra "BUGIO - Um Gênero Musical Nativo do Rio Grande do Sul", escrito por Salvador Ferrando Lamberty, que trata exclusivamente sobre o único ritmo eminentemente gaúcho, nascido na gaitinha de botão de Neneca Gomes, no Mato Grande 5º distrito de São Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário