terça-feira, 22 de novembro de 2016

10ª REGIÃO TRADICIONALISTA FOI REPRESENTADA NA MOSTRA DO ENART


                         No final de semana próximo passado, a 10ª Região Tradicionalista participou da 17ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha (evento paralelo ao ENART 2016), que este ano trabalhou o tema: "MTG 50 Anos de Preservação e Valorização da Cultura Gaúcha." A delegação foi integrada por Peões e Prendas do CTG Pedro Telles Tourem, CTG Negrinho do Pastoreio e do CTG Coxilha de Ronda, que foram acompanhados pelo Diretor Cultural Valdevi de Lima Maciel, a 1ª Prenda Vanessa Fontana Maciel, 2ª Prenda Naísa Gindri, 1ª Prenda Juvenil Pauline Rivas Comis, 2ª Prenda Juvenil Jaíne Severo e o 1º Piá Daniel Flores Pereira.
                         A Mostra tem como objetivo a exposição e a divulgação das pesquisas e atividades culturais desenvolvidas pelas Prendas e Peões coordenados pelos Departamentos Culturais das 30 Regiões Tradicionalistas do MTG, sob a responsabilidade da Coordenação Cultural Interna do MTG, das Prendas e Peões Estaduais, com a participação efetiva dos Departamentos Culturais Regionais. Desenvolvendo ações que visavam conhecer, resgatar histórias e comemorar o Cinquentenário da Federação.
                         Foi realizada uma exposição destacando momentos especiais ocorrido na Região, que contribuíram para a história do Movimento Tradicionalista Gaúcho nestes 50 anos. O primeiro foi a 1ª Convenção Tradicionalista realizada em Jaguari, no CTG Invernada do Chapadão, nos dias 19, 20 e 21 de julho de 1968, e o segundo foi o 15º Congresso Tradicionalista realizado em Santiago, no CTG Coxilha de Ronda, nos dias 08, 09, 10 e 11 de janeiro de 1970.
                         O primeiro Conclave que foi inicialmente chamado de 1ª Convenção Estadual do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que foi presidido por Othon Cesar Filho, teve a participação do Conselho Coordenador, a Comissão Executiva Geral e os Coordenadores das Zonas Tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul. A Comissão Executiva Central teve o Prefeito de Jaguari – Enio Décimo – Sergio Diefenbach – Dr. Carlos Salzano – Algemiro e Ernesto Azevedo. Contou com 11 proposições, que já tratou sobre o Concurso de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Direitos Autorais, e o apoio do MTG ao 1º Festival Riograndense da Canção Popular.
                        Já o 15º Congresso Tradicionalista que foi presidido por Jahir de Souza Pinto, foi de relevante importância filosófica para o Movimento Tradicionalista Gaúcho uma vez que aprovou a alteração de Zona para Região Tradicionalista, uma tese de Mozart Pereira Soares, intitulada “O Sentido Sociológico da Condição de Prenda”. Dimensões Filosóficas e Sociais do Tradicionalismo – tese de Hugo Ramíres. E também nesse Congresso que foi instituído o Concurso de Primeira Prenda do Rio Grande do Sul, sendo que foi realizada oficialmente a primeira edição deste Concurso em Janeiro de 1971, na cidade Quaraí, por ocasião do 16º Congresso Tradicionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário