sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O nome da Casa de Cultura

Tyrteu Rocha Vianna
A partir de uma avaliação criteriosa do Departamento de Cultura e após reunião com a Administração Municipal, ficou definido que o novo espaço de promoção da Cultura em São Francisco de Assis será denominado de CASA DE CULTURA TYRTEU ROCHA VIANNA, através de Decreto do Senhor Prefeito Municipal Horácio Brasil.

Segundo o diretor de Cultura, Herton Couceiro, a homenagem a Tyrteu representa um resgate da história e uma alusão a quem realmente tanto fez pela Cultura do município, do estado e do país. "Estamos fazendo justiça por reconhecer todo o talento deste filho assisense e seu legado", observou o diretor.

Tyrteu é citado em todo o Brasil e é referência internacional. Foi um poeta de vanguarda e pioneiro de rádio amador, considerado pela crítica como um dos mais dotados ou o poeta mais modernista do início do século XX, no Rio Grande do Sul.

Por ser alguém muito culto e poliglota, era chamado por Getúlio Vargas, de quem ganhou a confiança, para traduzir mensagens em várias línguas, tendo sido convidado para ser embaixador do Brasil, no Japão.
“Saco de Viagem”, seu único livro serviu de referência à obras sucessoras, como de Oswald de Andrade, explorando o humor, direcionado à política local e linguagem regional do gaúcho.

Casa de Cultura Tyrteu Rocha Vianna
será aberta dia 20 de novembro/2013
A Casa de Cultura Tyrteu Rocha Vianna estará aberta a partir do dia 20 de novembro de 2013, onde estará instalado o Departamento de Cultura, sala de Diálogos Culturais, Sala do Conto e da Leitura e os espaços destinados ao Berço da Literatura Rio-grandense e aos memoriais que serão inaugurados em 2014: Memorial da Revolução de 1923 e Memorial Querência do Bugio, cuja inauguração oficial acontecerá com a implantação destas obras, no primeiro semestre do próximo ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário